A tradicional festa de Iemanjá acontece hoje no Olho d agua respeitando os protocolos sanitários

A Festa de Iemanjá, já tradicional no calendário festivo da cidade, mais uma vez ocorre na Praia do Olho D’Agua. Contudo, em respeito ao protocolo de segurança do covid-19, a edição de 2020 passará por adaptações que não tirarão o brilho da celebração.

O que costumava durar a noite inteira nas areias da praia com a participação de amplo público, amanhã será realizado em horário reduzido, das 21:00 às 00:00, na área externa da residência do vereador Astro de Ogum. Na ocasião, o patrono da Federação de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros do Maranhão (FUCABMA) contará com a colaboração de 30 mães e pais-de-santo e respectivos filhos e filhas-de-santo, respeitados os limites de até 5 acompanhantes, todos orientados a usar máscaras e álcool gel.

Após as primeiras horas de cânticos, dança e toques de tambor em saudação aos orixás e encantaria, nos primeiros minutos de 2021 a comitiva fará a entrega das oferendas de flores e perfumes no mar, sendo o ritual finalizado logo em seguida.
Outra parte dos adeptos fará os seus rituais na segurança e intimidade de seus próprios terreiros e lares.

Outra novidade dessa edição será a transmissão da festa ao vivo pela internet. Esta foi a estratégia encontrada para ampliar o alcance e aproximar o público de uma celebração bastante popular e de grande importância cultural e religiosa para a nossa cidade. Quem quiser acompanhar o rufar dos tambores, basta acessar o canal *Boi de Maracanã Oficial*, pareceiro na realização do projeto, no YouTube: https://youtube.com/channel/UCRv5yjQtavaMU0mkvvXIBYQ

Ainda que em feição mais modesta, a ideia é que festa homenageie à Rainha do Mar em sinal de agradecimento pelo ano que se encerra. Obviamente, com fervorosas fé e devoção, na oportunidade não serão economizados os pedidos de paz, saúde e prosperidade para toda a população mundial seja no interior das suas casas, pelas telas dos celulares ou na beira do mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *