NASCIDO EM SÃO LUÍS, BLOG “HISTÓRIAS DE UMA VIDA” JÁ REPERCUTE INTERNACIONALMENTE

Criado pela jornalista maranhense Ana Paula Nogueira – atualmente em Portugal – as publicações trazem fortes depoimentos contados pelos próprios protagonistas

O blog “Histórias de uma vida” foi criado há pouco tempo no Instagram pela jornalista maranhense Ana paula Nogueira, com parceria do fotógrafo e videomaker europeu Alexandre Serra. Em janeiro deste ano, em férias no Maranhão, os companheiros de trabalho tiveram a ideia de usar a internet para dar voz às pessoas comuns que quisessem compartilhar seus dramas, conquistas, sucessos e qualquer outra situação de vida.

A partir daí, ambos se aventuraram na busca pelos tais protagonistas. O blog deixa que cada um conte com riqueza de detalhes situações vividas por eles. O diferencial está na forma em que cada história de vida é contada: sem interrupções, e a gravação é publicada em forma de depoimento. Assim, a pessoa assume de maneira legítima o papel de “donos de suas vidas”.

“É muito comum existirem várias versões de um fato. Em se tratando de uma vida, nem sempre o que as pessoas sabem de alguém é o que corresponde com a verdade, por isso, este espaço tem como principal objetivo expor a versão oficial, o que foi realmente vivido por aquela pessoa e que somente ela tem autonomia para relatar. Nosso blog vai eternizar histórias de vida”, enfatizou Ana Paula Nogueira.

Depoimentos importantes foram surgindo ao longo desses 8 meses de existência. O blog já mostrou, por exemplo, a reviravolta na vida uma gari, que após um dia inteiro de trabalho debaixo do sol, pediu um copo d’água a um morador e foi negado. Ela decidiu então dar voos mais altos e hoje é escritora cordelista e palestrante.

Além desta, várias histórias já foram contadas: um jovem que perdeu a vida estável em função da dependência química, uma enfermeira que enquanto criança sofreu maus-tratos nas casas onde trabalhou como doméstica, uma mãe que só descobriu que o filho tinha síndrome de down no dia nascimento, um ex-morador de rua que luta para construir um centro de reabilitação, um casal que a cadeira de rodas não impediu o amor dos dois e por aí vai.

Ao retornar em março para Portugal, onde já mora há 4 anos, a jornalista maranhense aproveitou o período de isolamento social por conta da pandemia e começou a realizar Lives (participação ao vivo). Foi a partir daí que o blog ganhou notoriedade internacional.

Jornalista Ana Paula Nogueira

REPERCUSSÃO INTERNACIONAL

A primeira série de lives chamada IMIGRANTES contou com a participação de brasileiros que moram no exterior, em países diferentes, para contarem suas trajetórias de mudança e adaptação. Foram ouvidas pessoas que moram na Alemanha, Portugal, Inglaterra e Espanha. Todos deixaram uma mensagem para aquelas pessoas que sonham em morar fora do Brasil.

Dando continuidade a mais uma série, desta vez chamada EU FAÇO A DIFERENÇA, ganharam destaque histórias de pessoas que fazem de suas profissões um propósito de vida. Esta contou com a participação de um delegado, uma psicóloga, um facilitador de constelação familiar e uma missionária que desenvolve um trabalho voluntário no continente africano.

Fora isso, temas aleatórios também fazem parte da construção do blog, como por exemplo o abuso sexual infantil intrafamiliar, o desabafo de uma mulher transgênero, entre outros assuntos.

O blog ganhou inclusive uma mensagem de apoio do consagrado autor de novelas Aguinaldo Silva. O recado foi direcionado para os seguidores. “Toda história vale a pena ser contada, continuem contando suas histórias no blog”, ressaltou o novelista.

Falando em seguidores, o aumento significativo não é algo que preocupa os idealizadores. De acordo com eles, o blog, que é sem fins lucrativos, é um espaço para ser descoberto, e não promovido como se fosse uma página comercial.

“Quem nos descobre e se identifica com nosso conteúdo, torna-se um seguidor fiel, pois tudo o que mostramos gera fortes emoções, impactos e com certeza traduz o que muitas pessoas vivem e não têm a oportunidade de colocar pra fora, e descobrem que outras pessoas também passam por situações parecidas. Promover esta troca é a nossa maior recompensa”, acrescentou Alexandre Serra.

Para conhecer os conteúdos do blog, seguir ou compartilhar as publicações basta acessar o Instagram @historiasde1vida

FONTE: ASSESSORIA HISTÓRIAS DE UMA VIDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *