William Santos é colunista do Jornal O Debate e apresentador do Programa Top da TV Band Maranhão.

Entrevista exclusiva com o empresário Leonardo Pimentel

Olá! Batemos um papo com o empresário Leonardo Pimentel que falou um pouco da sua carreira. Confira:

William Santos: O que pode falar sobre o mercado atual e a relação entre EMPRESÁRIO X ARTISTA X INVESTIDOR

Leonardo Pimentel: A música e seu “mundo” estão em uma infindável alteração, a começar de elementos, novas formas de gravar, composição, sonoridade até a gestão de carreira.

As coisas estão passando tão rapidamente que daqui 2 (dois) anos essa entrevista pode ficar completamente ultrapassada. Sempre foquei em estudar o mercado atual, não deixando de estudar o passado, para poder contextualizar o atual. Percebe-se que ouvir música é uma atividade contínua e histórica para o ser humano. Porque está inserida no cotidiano das pessoas de diversas maneiras e em vários momentos. Sendo transmitida pelos meios de comunicação em geral, tais como: rádio TV, celular, computador e etc. Mas indo ao assunto sobre empresário x Artista X empresário, se observarmos a época em que as vendas de CD ultrapassavam 700 MILHÕES DE REAIS e as gravadoras passavam muito dinheiro na mão dos empresários artísticos para que eles pudessem gerir da melhor forma possível à carreira do artista e isso resultar em vendagem de disco. Um formato que foi sucesso durante muito tempo, mas hoje não funciona exatamente dessa forma.

William Santos: As gravadoras são importantes?

Leonardo Pimentel: Fazer parte do casting de uma gravadora é importante? Sim!

Mas como não estou aqui para bancar o bom e muito menos o correto, pois no meio musical, não se tem a formula do sucesso.

As etapas até o “sucesso” na cabeça dos artistas são:

Gastar muita energia ou a que for possível para gravar um CD ou EP, para que o som chegue ao povo e consequentemente a um empresário artístico. Uma pequena parte dos empresários artísticos investem dinheiro no artista que trabalha. Principalmente os empresários mais famosos eles não investem nenhum centavo. O modelo geral de negócio mudou e que muitas vezes não é interessante para o artista.

William Santos: Por que não?

Leonardo Pimentel: Você manda todo material para uma produtora e o empresário artístico te convida para ir até lá, quase certeza que vais sair de lá decepcionado.

O empresário vai te apresentar um mega plano de gerenciamento de carreira, onde serão gastos 1.000.000.000 (Hum milhão) de reais. Irão colocar tudo á sua disposição e muitas coisas legais.

William Santos: Mas qual problema existe nisso?

Leonardo Pimentel: Imagina só quem vai ter que correr para conseguir o dinheiro a ser investido? Você!

É ai que surge essa figura tão amada que chamamos de investidor.

Se você tiver o dinheiro, terá que encontrar um empresário artístico para que ele possa trabalhar junto e transformar o business em um negócio viável.

Willian Santos: Você acha justo esse modelo?

Leonardo Pimentel: Esse é um modelo de negócio, justo!
O gestor artístico entra com a gestão e o networking que por sinal é muito, o investidor entra com o capital e o artista entra com o talento.

William Santos: O que tem impressiona?

O que mais me impressiona é que a maioria dos artistas, não sabem que é dessa forma e perdem muito tempo.

William Santos: O que você sugere Leonardo Pimentel?

Leonardo Pimentel: Tenha uma pessoa que esteja em nível de conhecimento acima do seu, que seja alguém de confiança, um profissional da área, que tenha conhecimento e possa dedicar junto com você a sua carreira.  O empresário artístico tem que está envolvido diretamente ao Marketing, mídias sociais e a gestão em geral.

O melhor formato quando se pode é quando eu sou empresário gestor, o artista canta e ouve quem tem experiência e o investidor, investe de acordo com as necessidades e plano de carreira, se não for assim, as chances de dá errado são muito Imensas!

Contato 21-971150882

Peproducoes1@hotmail.com

7 respostas

  1. Entrevista boa e Esclarecedora, parabéns ao profissional, Leonardo, que demonstra a realidade do meio artístico e o necessário acompanhamento das mudanças, pois esse mercado sofre rápido processo de mutação!

  2. Muito boa sua entrevista mostrando sua visão diferenciada do mundo da música.
    Parabéns!!!
    Sei que novos sucessos de seus parceiros e Artistas surgirão em breve.

  3. Excelente entrevista! Leonardo Pimentel, excepcional empresario artítico, totalmente, engajado coletivamente na defesa dos direitos e ideais da classe artística, sendo a sua bandeira! Estamos em uma época onde o novo é a melhor escolha, situação que discordo! Na iminente necessidade de criar mecanismos de transparência e participação artísticas e culturais para toda classe.
    Contando com muito poucos produtores artísticos, apenas com alguns que mantêm uma dignidade profissional e que que podem levar a classe artística com respeito, conto nos dedo gestores assim como Leonardo, em sua grande maioria são capatazes dos mandarins artísticos, onde o fomento das artes não é o principal foco. Se percebe que o jogo é jogado desde cedo, onde a visão do correr por fora e fazer o mesmo nas parcerias, as coisas acontecerem a grosso modo. Leonardo Pimentel é artesanal, produz com detalhes, acredito que o bom é ser cabeça de peixe do que rabo de baleia. O estado não colabora, representamos em um mercado acumulado em vícios, talvez virando uma espécie de Quilombolas artes. Políticas artísticas aqui no estado, sempre teve, essa feição de privilegiar grupos fechados e refratário ao fomento de inclusão de amplos setores. Parabéns Leonardo por sua conduta e pensamento, estamos juntos!

  4. O empresário Leonardo Pimentel, foi claro e direto, devido a nova crise que o mundo está passando, ele soube esclarecer muito bem, como deve atuar um cantor, empresário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Arquivos