Vinil & Poesia recebe a cantora Dicy Rocha

DJ Vanessa Serra

Como convidada especial, Dicy aproveita a ocasião para apresentar seu novo trabalho artístico.  O sarau acontece no Cazumbá Lounge, situado na Lagoa, nesta quarta-feira, 05.

Cantora com forte identidade na cultura negra, dialoga com a tradição, a música popular e música do mundo, Dicy Rocha é a próxima convidada especial do “Vinil & Poesia”, nesta quarta-feira, 05, às 20h, no Cazumbá Lounge (Rua Mandacarus – Lagoa).

“Vinil & Poesia”, idealizado pela jornalista e DJ Vanessa Serra, vem marcando a agenda cultural da semana em São Luís (MA), reunindo uma gama de apreciadores para ouvir boa música e recitar poesia de forma livre e espontânea.

Entre os objetivos do sarau está a difusão da cultura poética e do vinil dentro da diversidade e todas as vertentes musicais, desde que haja uma estética interessante… Direto da ponta da agulha, raridades e grandes sucessos da música popular brasileira, clássicos internacionais…E destaque para a produção maranhense, tanto na música quanto na poesia.

Semana passada, o projeto recebeu o poeta-músico ZéMaria Medeiros, ícone do gênero literário no Maranhão, entre os melhores do Brasil. E agora será a vez de Dicy Rocha, apresentando pela primeira vez, trechos do seu mais novo trabalho, de poesias cantadas, especialmente, no universo das autoras negras, entre elas, a escritora Conceição Evaristo, que ano passado, recebeu a homenagem “Personalidade Literária” do Prêmio Jabuti, o de maior referência no meio literário brasileiro.

Dicy é uma das expressões da música contemporânea produzida atualmente no Maranhão. De Coroatá (MA), cresceu em Imperatriz (MA) onde começou sua história musical como integrante do “Flor de Cáctus”, projeto musical formado junto das cantoras Jovinha Rocha e Helyne Jully. Participou de vários festivais de música, recebeu o Prêmio Universidade 2011” na categoria “Talento da Noite” e gravou o disco “Rosa Semba”, contemplado pelo Edital Universal da SECMA e do Programa BNB Cultural /edição 2011 em parceria com o BNDES, com produção do músico espanhol Javier Sirera León e direção de Joaquim Zion.

Cantora Dicy Rocha

Em seu trabalho ela traz a energia vibrante que vem da África, da festa de rua, do clima de sedução, dos olhares cheios de desejos e cumplicidades, da vontade livre de celebrar o prazer. Nas palavras do pesquisador Alberto Jr.: “a tessitura de seus arranjos vocais há um entrelaçado de uma voz delicada e segura, com detalhes que exigem do ouvinte um tempo de contemplação e maturação, um tempo que foi oprimido pela impaciência da modernidade. Sua voz evoca memórias e promove o reencontro de vivências e histórias. Não é um canto solitário, egoísta, auto-suficiente. Dicy busca a voz do outro, a voz de todos e alcança qualquer coisa de nós que há muito quer se encontrar”.

Vale lembrar que a discotecagem com set 100% vinil é intercalada com um recital interativo, feito de maneira espontânea, além da participação especial, o microfone é aberto a quem possa interessar. O momento é dado quando um dos presentes se sentir à vontade para subir ao palco e declamar poemas de autoria própria ou de seus autores favoritos. Essa dinâmica forma uma atmosfera envolvente, descontraída e única.

Sabemos que tudo aquilo que comove, sensibiliza e desperta sentimentos é poesia…beleza em forma de palavras…e versos comungam perfeitamente com a sonoridade e a estética do vinil, o formato mais tradicional de se ouvir música, que, de charme inconfundível, voltou com força total ao mundo contemporâneo.

A ideia do sarau foi lançada em dezembro de 2019, são noites agradabilíssimas; comungando democraticamente o conhecimento e o pensamento crítico, fundamentais. O local é diferenciado, seguindo uma linha alternativa mas privilegiando os serviços; o cardápio, atendimento e promoções especiais de cervejas e drinks vem agradando em cheio o público do “Vinil & Poesia”. Confiram!

Couvert artístico: R$ 8. Reservas: 98 99177 2593.

Quem conhece, recomenda.

SERVIÇO PARA AGENDA:

Vinil & Poesia

DJ Vanessa Serra e Recital interativo

Todas as quartas-feiras, 20h.

Cazumbá Lounge – Rua Mandacarus – Lagoa.

Couvert: R$ 8.

Mais informações e reservas: 98 99177 2593/ @cazumbalounge.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *