Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas apresentam a obra científica: Corpo, Cultura e Extensões.


Os textos apresentados nesse livro são fruto dos estudos realizados preferencialmente na disciplina Corpo e Sociedade ministrada pela colega Artemis Soares, integrante da Rede CEDES e Professora no Programa de Pós- graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia/ PPGSCA, onde vários ex-alunos da FEFF fazem seus mestrados e doutorados. Portanto, os temas levam também a marca de suas relações indis- sociáveis com a Faculdade de Edu- cação Física e Fisioterapia.
A multiplicidade de formações acadêmicas que compõe o quadro de autores, reflete a complexidade das abordagens sobre os signifi- cados, abordagens e abrangências que o tema Corpo desperta na sociedade contemporânea.

 


A partir dos anos 1980 no Brasil, as interpretações a respeito das representações corporais tomam destaque em vários campos sociais. O termo Política do Corpo dá azo às polêmicas que tematizam as ques- tões da sexualidade, das identidades de gênero, da doutrinação ideológica (corpo máquina, corpo eficiente, cor- po produtivo).
Mais recentemente a divulgação massiva de eventos esportivos globais na mídia (Olimpíadas, Copas do Mundo de vários esportes), fez com que o esporte-locus privilegiado dodesenvolvimentocorporal- deixe cada vez mais de ser objeto de estudos de especialistas na perfor- mance atlética para se tornar uma subárea de várias disciplinas como a filosofia, sociologia, antropologia, arquitetura/urbanismo na busca de interpretar o fenômeno das repre- sentações corporais no mundo contemporâneo.
A temática indígena constitui-se em tema identificador do PPGSA expressa nesse livro e é contem- plada nos aspectos de impactos da esportivização dos jogos indígenas e nos significados das pinturas corporais.
A cidade e o corpo, a organização do espaço em relação às necessidades de expressão corporal, a fruição da cidade e o prazer da dança revelam a atenção com as dinâmicas urbanas e a expressão corporal.

Os pesquisadores Artemis Soares – Shigeaki Alves – Ghislaine Bacelar realizam no próximo dia 13 de agosto de 2020, na galeria de Artes do ICBEU Manaus – Amazonas, a obra Corpo, Cultura e Extensões, a realização celebra a produção científica, além de promover ampla socialização dos conhecimentos científicos na Amazônia junto a todos os interessados e pesquisadores.

Grupos em situação especial de vulnerabilidade ou violência como presidiários e mulheres vítimas de violência obstétrica são submetidos a uma análise histórica e conceitual pelos autores. Idosos e crianças são relacionados em suas diferentes percepções quando submetidos a programas de atividade física.
Embora a quase totalidade dos estudos empreendidos caracterize- se por descrever situações e grupos específicos seguindo uma linha quase etnográfica, a obra contém textos de expressão majorita- riamente teórica como pode-se destacar o ensaio sobre os usos da teoria de Bourdieu nas relações Corpo e Cultura, análises essen- ciais que contribuem para melhor referenciar o leitor quanto às propostas da obra.
Prof. Dr. Afonso Celso Brandão Nina Professor Associado 1 Faculdade de Educação Física e Fisioterapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *