De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias no Brasil é uma crescente, mesmo em momento delicado da economia. O movimento é notório, com a chegada de novos formatos de negócios para quem deseja investir e crescer junto com uma marca.
Entre tantas empresas, podemos citar a franquia potiguar Loucos por Coxinha, que atua no segmento alimentício e teve que se reinventar, na pandemia. Com estratégia definida e planejamento, a empresa conseguiu, chegar ainda mais perto, dos seus franqueados, espalhados em várias cidades do Brasil e também, dos seus clientes. A política adotada pela franqueadora foi de estar próximo do franqueado naquele momento de incerteza.
O gerente de marketing da rede Loucos por Coxinha, Rodrigo Augusto detalha as estratégias utilizadas. “Fizemos encontros semanais para entender a dor do franqueado e traçarmos estratégias para continuarmos operando. Também pedimos aos franqueados segurarem os pagamentos à franqueadora a fim de manter a operação saudável naquele momento”, informa.
A pandemia representou um momento de virada de chave para as franquias de alimentação no Brasil, como informa pesquisa de Food Service 2021, uma parceria da ABF com a consultoria especializada em alimentação Galunion. Segundo a pesquisa, o segmento de franquias de alimentação, na pandemia, 90% das redes de alimentação aumentaram a frequência de encontros virtuais, 71% adotaram novas tecnologias para gestão da rede e 65% passaram a utilizar maior inteligência e troca de dados de performance do negócio.
Na região Nordeste no Estado do Maranhão, o Loucos por coxinha chegou em 2018 e conta hoje com 7 operações localizadas nos principais shoppings: Shopping da Ilha, Rio Anil, São Luis Shopping, Shopping Tropical e Pátio Norte, em São Luís e Imperial Shopping e Tocantins Shopping, em Imperatriz. Desde o início, o produto foi muito bem aceito pelos Maranhenses, como explicam os franqueados Diego Bernardino e Juliana Ribeiro das unidades Shopping da Ilha, Rio Anil e São Luis Shopping.
Os franqueados Adolfo Brandão e Crystianne Carvalho dizem que o reflexo da aceitação do produto está no carinho que nossa equipe recebe dos clientes e os números de vendas, mesmo diante de um cenário difícil, nos anos de 2020 e 2021.
A pesquisa mostra que houve uma grande consolidação nesta área onde o faturamento via este canal entre as franquias de alimentação passou de 16% em 2019, para 38% em 2020, um crescimento de 140%.
Segundo o gerente de Marketing, Rodrigo Augusto, “as unidades mantiveram-se em funcionamento, chegando até mesmo, a operar somente com delivery em alguns momentos”, enfatiza.
Os franqueados Arlindo Veiga e Roberta Mendes das unidades Shopping Tropical e Shopping Pátio Norte, ressaltam: “Tivemos que nos adaptar rapidamente com as mudanças que o mercado exigia. Foi e está sendo um grande desafio, mas mesmo num período de crise, conseguimos manter nossos funcionários e manter nossas lojas funcionando”.
Mesmo com a reabertura dos shoppings, o Loucos por Coxinha continua presente, nas principais plataformas de delivery: Ifood, Uber Eats e 99 Food. Além disso, a empresa conta com a parceria também do aplicativo Mercado Pago, onde promove condições especiais de compras e promoções exclusivas aos seus clientes.