Em entrevista ao programa Na Hora, da Rádio 92.3 FM, que foi ao ar nessa segunda-feira, dia 28 de dezembro, o secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, destacou que pela primeira vez em sua história, o Maranhão terá uma queima de fogos de artifício com barulho reduzido no réveillon. A revelação do titular da Secma foi em reposta ao depoimento de uma mãe que relatou no programa o drama do filho autista com o som de fogos.
“Será uma festa com mais cor e menos barulho. Temos a preocupação em diminuir o ruído, por conta dos animais, das pessoas”, informou Anderson Lindoso.
No bate-papo, o secretário falou ainda sobre a reinvenção do setor cultural durante a pandemia no Estado. Ele disse que em relação à Lei Aldir Blanc, o Maranhão utilizou mais da metade do recurso.
Criada com o intuito de promover ações para garantir renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais durante o período de pandemia, a Lei Aldir Blanc destinou ao estado o aporte de R$ 61.466.556,42 mi, valor gerido por meio da SECMA, e o montante no valor de R$ 53 mi foi divido entre as gestões municipais, responsáveis pela gestão de espaços culturais em suas respectivas cidades, como prevê a divisão de competências na Lei.