Os chefs maranhenses Rafael Bruno e Rubens Gonçalo foram convidados pelo chef Saulo Jennings para participar do Festival da Amazônia na França, evento realizado pela Amazonie Produções e Instituto Empreendedor Sustentável, entre os dias 23 a 31 de outubro, em Paris.
Durante dez dias os franceses poderão conhecer mais profundamente o valor da grande floresta amazônica através da cultura do artesanato, pinturas, fotografias e gastronomia. O lançamento oficial do festival no Brasil será no dia 14 de setembro, na Casa do Saulo das Onze janelas, espaço reservado para receber em Belém.
Além dos maranhenses Saulo Jennings convidou a acreana Iza Magalhães e o paulista Beto Oliveira. “Discutir a Amazônia com os amazônicos é essencial, esse jantar começa dando voz para nossa gente aqui e tudo que falarmos vai ecoar em Paris. Uma oportunidade única”, cita Saulo Jennings.
O Festival da Amazônia na França tem como objetivo o fomento da cultura da região brasileira. O artesanato exposto no evento será doado para a prefeitura da França através de um movimento com as mulheres amazônicas representando a força feminina da floresta, deixando um legado para a cidade que recebe o evento.
Serão apresentados ao público ingredientes dos povos indígenas como tucupi, castanha do Brasil, cupuaçu, babaçu, e pratos com a farinha de Uarini e café produzido na comunidade indígena da Mangueira, em Roraima. Durante todo o evento será servido cachaças brasileiras e a famosa Tiquira, destilado feito da mandioca que recebeu o título de patrimônio Imaterial e cultural do Maranhão.