William Santos é colunista do Jornal O Debate e apresentador do Programa Top da TV Band Maranhão.

‘Betânia’: longa leva o Bumba Meu Boi para o Festival do Rio

Com comitiva de 20 pessoas, filme maranhense participa de mostra competitiva na capital fluminense

Capitaneada pelo diretor Marcelo Botta, uma comitiva de 20 pessoas do elenco e equipe festejou a première carioca do longa “Betânia” no 26º Festival do Rio. A exibição teve direito à sala cheia e apresentação de Bumba Meu Boi nesta semana. A produção rodada nos Lençóis Maranhenses, compete nas categorias da mostra Première Brasil do festival que termina no próximo dia 13 de outubro. O filme segue, ainda este mês, para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Na trama, a viúva Betânia (Diana Mattos), uma parteira de 65 anos, insiste em sobreviver no isolado povoado entre as dunas dos Lençóis Maranhenses. Ela resiste ao clamor das filhas para que se mude para Betânia, o povoado onde ela nasceu, porém  jamais habitou.

Premiado recentemente no 7º Festival Internacional de Cinema da Malásia, “Betânia” teve sua première mundial no 74º Festival de Berlim e competiu no 36º Cinélatino de Toulouse (França) e no 39º Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México), tendo sido selecionado em outro festivais ao redor do mundo, como Croácia, Noruega, Taiwan, Espanha e Uruguai. Sua estreia nacional foi no 47º Guarnicê Festival de Cinema.

“Betânia” (2024) é uma produção Salvatore Filmes com coprodução do canal Brasil e produção associada de Márcio Hashimoto, Marcelo Campaner, Ventre Studio com distribuição nacional da O2 Play Filmes.

Acompanhe a jornada de “Betânia” pelos festivais de todo o mundo no instagram @betaniafilme.

Primeiro teaser do filme: youtube.com/watch?v=OyIOZ5lKkoc

Ficha técnica

Um filme de: Marcelo Botta

Uma produção: Salvatore Filmes

Coprodução: Canal Brasil

Produção associada: Marcio Hashimoto, Marcelo Campaner e Ventre Studio.

Elenco: Diana Mattos, Tião Carvalho, Ulysses Azevedo, Nádia d’Cássia, Caçula Rodrigues, Michelle Cabral, Rosa Ewerton Jara, Vitão Santiago, Anouk Mulard, Tim Vidal e Caiçara Vibration.

Produção: Gabriel Di Giacomo, Marcelo Botta

Produção executiva: Maria Isabel Abduch, Luciana Coelho

Fotografia: Bruno Graziano

Arte: Mariana Cristal Hui

Montagem: Marcio Hashimoto

Som: Raoni Gruber, Caio Guérin, Armando Torres Jr e Martin Grignaschi

Trilha sonora: Marcelo Botta, Tião Carvalho, Boi da Betânia, Edivaldo Marquita, Misael Pereira, A Barca, Henrique Menezes, Black Roots, entre outros.

Sobre Marcelo Botta

Escreveu e dirigiu o longa “Betânia” , que estreou na 74ª Berlinale e passou por festivais da França, Noruega e México. Criou e dirigiu também: a série documental “Portraits” rodada em lugares isolados  da América do Sul, além da série de ficção “Auto Posto”, em coprodução com a Paramount, sucesso de audiência no Comedy Central com 20 episódios produzidos e indicada ao prêmio ABRA de melhor roteiro.

Junto com Gabriel Di Giacomo, escreveu e dirigiu a série “Foca News” (2016), coprodução com a Fox exibida no FX e produziu “O Último Programa do Mundo” (2016). Também foi produtor dos longas documentais “Marcha Cega” (2018) e “Memória Sufocada” (2021) de Gabriel Di Giacomo, filmes que passaram por importantes festivais no Brasil e Europa.

Antes da Salvatore Filmes, trabalhou na MTV Brasil onde dirigiu os programas Comédia MTV (vencedor do APCA 2010), Furo MTV, Furo em Londres 2012, Trolalá, Adnet Ao Vivo e Adnet Viaja, programa rodado em 13 países da Europa e Caribe também em 2012.

Salvatore Filmes

https://salvatorefilmes.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Arquivos