A avaliação geral confirma o bom desempenho: 88% dos turistas classificaram o evento como excelente ou bom, especialmente pela organização, segurança e limpeza. Entre os residentes, a aprovação chegou a 91%. Além disso, o evento atraiu um público significativamente novo: 74% dos moradores presentes nunca haviam participado de edições anteriores do evento.
Os números mostram um clima festivo que marcou o evento e reuniu moradores e turistas em busca de pratos tradicionais e releituras criativas com o caranguejo, patrimônio imaterial de Sergipe. As apresentações culturais também reforçaram a atmosfera da festa, valorizando ritmos e expressões que compõem a identidade sergipana. Artistas como Amorosa, Sandyalê, Robertinho dos Oito Baixos e Os Faranis estiveram no evento, além de quadrilhas juninas e casais de dançarinos.
A programação artístico-cultural foi avaliada como excelente por 56% dos turistas e 62,6% dos moradores. Segundo o levantamento, 99% dos aracajuanos afirmaram ter um sentimento de representatividade e estavam orgulhosos e emocionados ao ver elementos da cultura local serem valorizados e evidenciados na programação.
“Foram muitos dias de cultura, de música, de gastronomia e tudo isso interligado. Foi uma honra enorme fazer parte dessa festa que já está no coração do aracajuano.”, disse o cantor Pedro Lua, que encerrou a programação musical e já confirmou mais uma participação na edição de 2026.
Ao lado do artista, o secretário de Turismo de Aracaju Fábio Andrade anunciou que o Festival do Caranguejo do próximo ano será realizado entre os dias 3 e 7 de dezembro de 2026. “Nós trabalhamos o ano todo, passando por diversas cidades e vendendo o destino Aracaju para este fim de semana. O resultado foi esse, um recorde histórico: o maior festival gastronômico da cidade e que, mais uma vez, atesta como nós estamos mudando a cara do turismo de Aracaju neste ano”, disse.
Com o sucesso desta edição, o Festival do Caranguejo se consolida no calendário oficial de eventos da cidade e reafirma o potencial de Aracaju como destino gastronômico e turístico. A expectativa agora é para a próxima edição, que promete ainda mais sabores, atrações e público.
Sucesso para os empreendimentos
Ao todo, foram 15 estabelecimentos que prepararam os mais variados pratos com o caranguejo. Participaram da ação os bares e restaurantes: Seo Inácio, Maria Farinha, Salt, Rota79, Parati, Ivora, Cordel, Varanda dos Lagos, Pastel Sol, Gaúcho B, Pizzaria Mama, Festa Fácil, La Vista, Sato e Tasca Burger.
“O Festival do Caranguejo em 2025 foi maravilhoso! São 15 restaurantes trazendo a valorização do nosso patrimônio imaterial e cultural do sergipano, com diversas receitas. Um festival que conta a nossa história, o sergipano ama caranguejo e todo turista que chega aqui sabe que também tem que se experimentar. Um festival que chegou para ficar e, com certeza, só vai crescer no decorrer dos anos. É muita sergipanidade na veia e até 2026”, disse Bruno Dórea, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Sergipe (Abrasel/SE)
O evento contou ainda com espaço Kids amplo e presença de uma feirinha de artesanato. Bem como interações teatrais com conscientização ambiental sobre a importância do mangue para o animal e economia daqueles que vivem da pesca. Também houve ativações de marcas, espaço cenográfico e outros serviços associados ao segmento do turismo, formando um ecossistema colaborativo que fortalece a cultura local, estimula a economia e enriquece a experiência dos visitantes.
Termo de Fomento
Com o objetivo de estimular a cadeia produtiva do turismo da capital, a Prefeitura de Aracaju e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/SE), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento, firmaram termo de fomento. A parceria estratégica, que é coordenada pela Secretaria Municipal do Turismo (Setur), possibilita a implementação de projetos, visando aprimorar a divulgação e valorização do destino Aracaju, durante o ano de 2025.


