William Santos é colunista do Jornal O Debate e apresentador do Programa Top da TV Band Maranhão.

Você sabia? Clientes que utilizam aparelhos para manutenção da vida devem realizar cadastro junto à Equatorial para ter atendimento prioritário

Você sabia que os clientes da Equatorial Maranhão que fazem uso de aparelhos para manutenção da vida podem ter prioridade no atendimento em casos de falta de energia ou necessidade de desligamento programado? Para isso, é de suma importância que seja realizado um cadastro para que a Distribuidora tome conhecimento de que naquela unidade consumidora existe um cliente com atendimento prioritário. Este é um direito determinado por meio da Resolução 1.000/2021 da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Pensando nisso, a Equatorial Maranhão alerta sobre a importância desse cadastro e traz as informações para que você entenda como proceder.
Como se cadastrar para receber atendimento prioritário?

Para se cadastrar basta acessar o site da Equatorial no www.equatorialenergia.com.br e na parte de solicitação e serviços acessar “Aparelho para manutenção da vida” e preencher o formulário disponível, informando todos documentos solicitados: titular do imóvel, dados da pessoa que utiliza os aparelhos, a conta contrato, o prazo estimado para utilização do aparelho, descrição da necessidade da utilização do aparelho e laudo médico com carimbo e assinatura do médico. Vale ressaltar, que geladeira/refrigerador usados para guardar medicamentos ou insulina não são aceitos no cadastro. Inaladores e nebulizadores também não entram no cadastro.

O Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão explica a importância do cadastro. “Quando o cliente realiza o cadastro junto a Distribuidora, conseguimos identificar essa necessidade e tomamos as medidas necessárias em casos de intervenções na rede que atinjam esse cliente. Também é importante lembrar que caso haja mudança de endereço, a Equatorial deve ser informada para que seja realizada a transferência do cadastro para o novo endereço”, pontuou Rainilton Andrade.

O cliente que utiliza aparelho para manutenção da vida tem isenção ou desconto na conta de energia?

Clientes que precisam de aparelho para manutenção da vida não possuem isenção de pagamento, mas se estiver inscrito no Cadastro Único e possuir renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, a família pode se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, um benefício concedido pelo Governo Federal que dá descontos de até 65% na conta de energia, a depender da faixa de consumo da residência. Para quem já recebe o benefício na conta de luz, é importante manter o cadastro atualizado a cada dois anos.

Veja aqui quais equipamentos são entendidos como vitais, quando somados à condição clínica do usuário:

•​Aspiradores de secreções;
•​Respiradores ou ventilador pulmonar;
•​Monitores de parâmetros vitais;
•​Equipamentos de Diálise Peritoneal Automática, que podem ser encontrados nas seguintes modalidades: Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD), Diálise Peritoneal Noturna (NIPD) e Diálise Peritoneal Contínua por Cicladora (CCPD);
•​Aparelho de Quimioterapia;
•​Concentrador de Oxigênio;
•​Bomba de infusão;
•​Oxímetro;
•​CPAP e BIPAP;
•​Situações especiais com base na avaliação médica.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

EQUATORIAL ENERGIA MARANHÃO
www.ma.equatorialenergia.com.br

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