William Santos é colunista do Jornal O Debate e apresentador do Programa Top da TV Band Maranhão.

COMEÇA O “CRIOULA FESTIVAL” EM SÃO LUÍS

Cortejo pelas ruas do Centro Histórico até a Casa Barrica, onde ocorrerão os shows, gratuitos, marca o início da programação. A concentração dos tambores de crioula será às 18h, em frente a Casa das Minas.

 

O Crioula Festival é o primeiro festival folclórico musical que vai reunir Mestres, Mestras e brincantes do Tambor de Crioula, essa genuína expressão cultural, patrimônio imaterial brasileiro, junto a grandes nomes da Música Popular do Maranhão, em uma programação totalmente gratuita.

É uma realização da Interart Produção Criativa, Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E apoio da TV Mirante, Ibis Hotel São Luís e Espaço Viva (Nan Sousa).

As atividades da programação do Crioula Festival foram iniciadas na última terça-feira, 07,  com a realização de oficinas de percussão, canto e dança, pela manhã e tarde, ofertadas para mais de duzentas crianças na Escolinha Menino Jesus, anexo da U. E. Henrique de La Roque, no bairro da Vila Embratel. As oficinas foram ministradas por César Nascimento, Carlos Pial, Nadir Olga Cruz e Carla Coreira.

“Os alunos estavam muito curiosos, atentos e participativos. Isso me causou muita satisfação em estar ali vivendo aquele momento. O Crioula Festival está me oportunizando muitas emoções, a maior delas, é poder me reconectar com minhas raízes”, disse o percussionista Carlos Pial, radicado em Brasília – DF.

Nesta quinta-feira, 09, logo após o cortejo, com saída da Casa das Minas, às 18h, haverá uma grande roda de tambor de crioula na Casa Barrica – Madre Deus, às 19h30, com a participação de vários grupos, seguida da apresentação da Banda Crioula Festival, com direção e arranjos do Maestro Zé Américo Bastos. A banda é formada por Oliveira Neto (bateria), Carlos Raqueth (baixo), Edinho Bastos (guitarra), Jesiel Bives (teclado), Carlos Pial e Marquinhos Carcará (percussão), Ricardo Mendes (flauta/soprano), Daniel Cavalcante (trompete), Daniel Miranda (trombone), Andréa Frazão, Mariana Rosa e Antonio Paiva (vocais). Haverá participação especial de Anastácia Lia e Carlos Pial. E shows com Betto Pereira e Bicho Terra.

Na sexta-feira, 10, a programação começa às 19h30, na Casa Barrica – Madre Deus, com roda de tambor de crioula, show Rufar dos Tambores de Luiz Cláudio Farias e banda Parôpraquentá, Banda Crioula Festival e César Nascimento. “Esse festival vai reunir duas linguagens, o tradicional Tambor de Crioula, patrimônio imaterial, e a Música Popular Brasileira. Preparei para o repertório deste show, músicas já consagradas pelo público, mas, principalmente, aquelas que foram influenciadas pelo ritmo do tambor. Algumas delas, gravadas no DVD Violão de Coreiro. Tenho uma conexão direta com a brincadeira. Sou discípulo e um dos integrantes do Tambor de Crioula de Mestre Felipe, e é com muita alegria que participo do Crioula Festival”, ressaltou César Nascimento.

No sábado, 10, às 19h30, a roda de grupos de Tambor de Crioula dará prosseguimento a programação na Casa Barrica. No palco, show com Quarteto Crivador, Banda Crioula Festival e Rita Benneditto fazendo um grande encerramento para o Crioula Festival.

Os organizadores da iniciativa são o maestro Zé Américo Bastos, idealizador do projeto, que faz a direção musical da banda, e o cantor e produtor cultural Emanuel Jesus, que assina a direção artística. A direção folclórica é de Paulinho Dimaré.

“O Crioula Festival, para mim, é o momento em que a raiz da Cultura do Tambor de Crioula se junta com a Música Popular. É o momento em que, nós, que fazemos música popular, prestamos conta para os Mestres do Tambor do que eles nos ensinaram, ao mesmo tempo, sugerindo que numa integração grande com esse ritmo poderoso e essencial para todos nós, que essa música pode ser mais ainda. Além do que eles nos ensinaram, a gente começa a ousar um pouco usando o que a gente aprendeu com esses Mestres. Essa é a essência desse Festival. Essa confraternização da raiz dos Mestres de Tambor de Crioula com os fazedores de Música Popular. E viva o Tambor de Crioula do Maranhão!”, pontua o Maestro Zé Américo.

Emanuel Jesus ressalta que “essa será a festa do Tambor de Crioula do Maranhão! Esse festival foi pensado de forma estratégica, onde juntamos o segmento musical com o Tambor de Crioula, duas fortes expressões artísticas e culturais que temos em nosso Estado. E de forma inédita, vamos apresentar esse espetáculo para o público. Temos um potencial cultural gigantesco que o Brasil e o mundo precisam conhecer! Essa é uma iniciativa que tem a intenção de contribuir para a difusão dessa manifestação cultural poderosa, e ao mesmo tempo fomentar a cadeia produtiva da cultura”.

Tambor de Crioula – É uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado. Reconhecido em 2007 como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde então, o 18 de junho se tornou Dia Nacional marcado por festas em diversas cidades do Maranhão. Trazida para o estado por escravizados de diversas regiões africanas nos séculos XVIII e XIX, como divertimento ou uma forma de louvor e pagar promessa a São Benedito.Essa manifestação afro-brasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite. (FONTE: Fundação Palmares)


PROGRAMAÇÃO CRIOULA FESTIVAL

Grupos de Tambor de Crioula que fazem parte da programação:

TC Um Degrau De Santa Luzia, TC Mestre Apolônio, TC Mestre Felipe, TC Mestre Leonardo, TC Jardim de São Benedito, TC Amizade do Povo, TC Arte Nossa, TC Vila Bacanga, TC Brinquedo de São Benedito, TC Carinho de São Benedito, TC Brilho de São Benedito, TC Alegria de São Benedito, TC Nossa Senhora do Amparo, TC Proteção de São Benedito, TC Tenda Espírita da Conceição, TC Mensageiro de São Benedito, TC Milagre de São Benedito, TC Unidos de São Benedito, TC Brilho de São Benedito, TC Tambor de Crioula do Maranhão, TC Anjos de São Benedito, TC Mestre Amaral, TC Pungar da Ilha, TC Unidos de São Benedito, TC Um Canto de Amor a São Luís, TC Catarina Mina, TC Amor de S. Benedito (Fé Em Deus), TC Alegria de São Benedito de São João Batista, Raízes de Olinda e TC Maracriolo.

DIA 09 FEV (Quinta-feira)

18h – Concentração Cortejo de Abertura em frente a Casa das Minas (Madre Deus) – Mais de 30 grupos na programação

18h30 – Saída do Cortejo Grupos de Tambor de Crioula

CASA BARRICA – Madre Deus

19h30 – Encerramento do Cortejo na Casa Barrica

19h45 – Abertura com grande Roda de Tambor de Crioula

21h – Banda Crioula Festival

Direção musical: Maestro Zé Américo Bastos

Convidados: Anastácia Lia e Carlos Pial

Show Betto Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Arquivos