Na sessão ordinária desta segunda-feira (5), o vereador Manoel Filho (Avante) falou sobre a importância de o Poder Público faça valer a Lei Lucas, que estabelece a obrigatoriedade do treinamento, nas escolas municipais e estaduais, públicas e privadas, para atendimento de primeiros socorros.
Ao iniciar o discurso, o parlamentar destacou que, em suas fiscalizações por diversos bairros de São Luís, constatou que o treinamento previsto na lei não está sendo oferecido, o que representa um perigo para casos de acidentes no âmbito escolar.
“Quem também me alertou sobre a importância dessa discussão foi um grande amigo meu, tenente do Corpo de Bombeiros, Cleyton Cruz, que esteve em meu gabinete e me incentivou a levantar esse debate. Este é um tema de extrema importância. Nas minhas visitas, constatei que diversos professores e funcionários das escolas sequer conhecem a Lei Lucas, o que é preocupante, porque estamos falando da vida de crianças”, enfatizou.
O vereador afirmou que elaborou um projeto de lei para dar maior eficácia ao cumprimento da norma que obriga as escolas a se prepararem para atendimento de primeiros socorros.
“Fazendo um estudo, elaboramos esse projeto, que dá amplitude para a norma federal, fazendo com que os entes públicos possam manter um programa de treinamento para que possamos cuidar dos primeiros socorros dessas crianças no âmbito escolar”, pontuou.
Manoel Filho concluiu afirmando que o cuidado com as crianças se faz para além do provimento de estrutura física, mas também por meio de atenção e sensibilidade a outras questões