William Santos é colunista do Jornal O Debate e apresentador do Programa Top da TV Band Maranhão.

Espetáculo “Marrom, O Musical” realiza oficina cultural em São Luís

Cantora Maranhense Alcione

 Oficina e cursos fazem parte das comemorações de 50 anos de carreira da cantora Alcione

A Fato Produções, com patrocínio da Equatorial Maranhão e Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, realizará em São Luís, um Curso de Teatro Musical; idealizado pelo ator e produtor Jô Santana, o curso será ministrado por Miguel Falabella, ator, diretor, e dramaturgo, Iléa Ferraz, atriz, diretora e artista plástica e Diego Baffi, músico e professor de canto.

O Curso de Teatro Musical será realizado no Teatro Arthur Azevedo, entre os dias 07 e 20 de fevereiro de 2022, de forma gratuita, para 55 artistas residentes no Maranhão, os participantes foram selecionados entre mais de 500 inscritos. Os artistas terão a oportunidade de vivenciar um pouco da realidade de uma sala de ensaios de uma grande produção de teatro musical por 15 dias, sob a supervisão de renomados artistas das artes cênicas. Os quatro que mais se destacarem no Curso de Teatro Musical sairão com um contrato para compor o elenco de “Marrom, O Musical”, que tem texto e direção de Miguel Falabella, com estreia agendada para agosto de 2022, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.  

Entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2022, funciona a Oficina de Produção Cultural, que será ministrada pelo ator e produtor Jô Santana, idealizador da Trilogia do Samba, da qual faz parte o espetáculo “Marrom, o Musical”, fechando a trilogia que já apresentou os musicais “Cartola – O Mundo é um Moinho” e “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” e Marcia Uchôa, gestora cultural com reconhecimento nacional que já atuou à frente de instituições como a Fundação Palmares.

A Oficina de Produção Cultural também será totalmente gratuita, para 30 pessoas, também selecionadas através de concorrido processo seletivo. O curso visa fomentar a produção cultural no estado do Maranhão, qualificando pessoas para concorrerem com projetos, principalmente, em editais relacionados às leis de incentivo estaduais e federais.

Serão emitidos certificados para participantes de ambos os cursos. Em virtude do avanço da Covid -19, serão realizados testes nos alunos e equipe de produção, afim de evitar a propagação do vírus, além de cumprir todos os protocolos necessários de prevenção à Covid19, no momento de realização de cada um dos cursos.

A Fato tem percebido, nos últimos anos, uma necessidade de renovação no mercado de teatro musical, tanto na parte artística quanto na parte técnica e uma das melhores formas de fazer isso é dar oportunidade a pessoas das regiões periféricas e pessoas de fora do eixo Rio-São Paulo, com oficinas, workshops e cursos de qualificação ou formação, que possibilitam revelar novos talentos por todo o Brasil. Desde 2018 temos vivido isto, com duas experiências da Oficina de Teatro Musical Negro, primeiro no Rio de Janeiro e depois em São Paulo, para mais de 150 artistas e já se percebem os frutos deste esforço.

Ator Miguel Falabella faz parte da produção.

UNIDADE PRISIONAL

 Dentre as ações do projeto em São Luís, haverá ainda um Curso de Teatro, para 30 mulheres privadas de liberdade na Unidade Prisional de Ressocialização Feminina de São Luís (UPFEM), sendo parte integrante da Cooperativa Social Cuxá, entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro dentro do complexo prisional de Pedrinhas. Essa é a primeira etapa do acordo firmado entre o Instituto Humanitas360, o governo do Estado do Maranhão e a produção do espetáculo Marrom, O Musical.

 

O próximo passo, previsto para iniciar em março, será a confecção dos adereços/figurinos do espetáculo. A equipe de figurino do musical virá especialmente para Cooperativa Social Cuxá a fim de ensinar 15 mulheres a bordar e costurar as peças. Elas serão remuneradas pelo trabalho.

O espetáculo “Marrom, o Musical”, após estreia em São Paulo, cumprirá temporadas no Rio de Janeiro e em São Luís e fará turnê por outras capitais, como Belém, Maceió, Salvador e Teresina. “Marrom, o Musical” é uma homenagem aos 50 anos de carreira da grande Alcione e contará, através de canções imortalizadas pela grande maranhense, um pouco da história e da cultura do Maranhão. Alcione será ainda homenageada por uma exposição no Itaú Cultural, São Paulo, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, prevista para o final de 2022. A dramaturgia, por Miguel Falabella, é inspirada na estrutura do Bumba-Meu-Boi, uma das principais tradições locais.

A Equatorial Maranhão, patrocinadora do espetáculo declara que além de fazer um merecido tributo a uma das maiores cantoras do país e do mundo que é a Alcione, esse apoio também oportuniza que atores e atrizes maranhenses tenham a possiblidade de participar desse grandioso espetáculo, tão representativo para o público maranhense. “Alcione é uma artista espetacular e tem a cara do Brasil. Para nós é uma enorme satisfação participar desse grande momento que é um musical em sua homenagem” afirma Sérvio Túlio, presidente da Equatorial Maranhão.

SERVIÇO – CURSOS GRATUITOS DE TEATRO E PRODUÇÃO

Curso de Teatro Musical

Período do curso: de 07/02 a 20/02

Local: Teatro Arthur Azevedo

Ministrantes: Miguel Falabella, Iléa Ferraz e Diego Baffi

Quantidade de participantes: 55

Oficina de Produção Cultural

Período das Oficinas: De 27/01 a 31/01

Local: Casarão Tech – Renato Archer

Ministrantes: Jô Santana e Marcia Uchôa

Quantidade de participantes: 30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Arquivos