A Fazenda da Esperança é uma referência na recuperação de dependentes químicos em vários países. No Maranhão, atua há 35 anos com 10 unidades nos municípios de Balsas, Bacabal, Imperatriz e Coroatá.
E a unidade da Fazenda Esperança de Coroatá acabou de ser contemplada no programa E+ Energia do Bem, que leva eficientização energética a instituições sociais.
Com isso, a unidade vai contar com a modernização dos sistemas de eficientização da iluminação, do condicionamento ambiental, da refrigeração do local e a implantação de um sistema de geração de energia fotovoltaica (placas solares) nas instalações da unidade. O valor investido foi de R$ 490.762,25, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Equatorial Maranhão e da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A entrega oficial do projeto finalizado aconteceu na sede da fazenda em Coroatá com representantes da empresa. As ações realizadas reduzirão consideravelmente o consumo de energia elétrica e também os custos fixos do projeto. Raymundo Fagner Dias, responsável local pela Fazenda Esperança, ressalta que o principal objetivo da instituição é a recuperação de dependentes químicos e alcoólicos; mas a Fazenda tem vários outros projetos que foram beneficiados com essa ação; tais como a padaria, o artesanato, a capela (atividade espiritual) e a produtora de polpa, que contarão com mais recursos à partir da energia elétrica economizada.