O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), abriu a partir desta segunda-feira (27), inscrição para o Projeto Formando e Cozinhado para cozinheiros, com ou sem formação técnica, oriundos de escolas públicas, com no mínimo dois anos de experiência na cozinha e idade igual ou superior a 21 anos. A qualificação dará um auxílio mensal no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) no período de 3 (três) meses.
As inscrições serão realizadas de forma online ou presencial e encerram-se nesta sexta-feira (01) de outubro.
Serão oferecidos 25 (vinte e cinco) vagas para profissionais da cozinha, sem e/ou com formação técnica, com experiência mínima comprovada de 2 anos, oriundos de escolas públicas e que possuam dois anos de experiência na cozinha.
O secretário do Estado do Desenvolvimento Social, deputado Márcio Honaiser, pontua que o projeto tem como objetivo, a geração de oportunidades, emprego e renda, e também conscientização de boas práticas alimentares, bem como formação de multiplicadores sociais de conhecimentos, sobre o acesso à alimentação balanceada, com normas e técnicas da qualidade do alimento ás pessoas identificadas em situação de maior insegurança alimentar e nutricional.
“O Governador Flávio Dino, mais uma vez pensando em políticas públicas que agreguem valores, desta vez, com o projeto Formando e Cozinhado, voltado para valorização dos profissionais da cozinha em nosso Estado. O curso irá qualificar desde a dona de casa que não tem uma profissão até aqueles profissionais que vivem na informalidade e nunca tiveram a oportunidade de fazerem um curso profissionalizante”, explica o secretário Márcio.
Estão aptos a participarem do curso, profissionais da cozinha, sem e/ou com formação técnica, com experiência mínima comprovada de 2 anos, oriundos de escolas públicas, que comprovem mediante apresentação de documentação específica: CPF, RG, oriundos de escolas públicas e que possuam dois anos de experiência na cozinha.
Os inscritos deverão comprovar o exercício da atividade com pelo menos 2(dois) anos de experiência, através de vínculo empregatício (carteira assinada) ou quando autônomo por auto declaração.
As inscrições podem ser realizadas de forma online através do site ou de forma presencial na Sedes, e o processo de seleção se dará por ordem de inscrição; Junto ao formulário, os inscritos deverão anexar os seguintes documentos no site https://formandoecozinhando.ma.gov.br ou apresentar originais na Sedes para conferencia: Identidade; CPF: comprovante de endereço; comprovante de escolaridade; e-mail, WhatsApp, comprovante 2 (dois) anos de pratica na cozinha.
A divulgação do resultado está prevista para o dia 04 de outubro após preenchimento total do número de vagas.