William Santos é colunista do Jornal O Debate e apresentador do Programa Top da TV Band Maranhão.

LANÇAMENTO DE OBRA RARA SOBRE GASTRONOMIA INAUGURA ESPAÇO “CASA DE PORTUGAL”

Alírio José Duarte Gonçalves (Pres. do Grêmio Literário Português de Belém (PA ); Luiz Otavio Rei Monteiro (Pres. do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira); a bibliotecária Ether Soares; o Governador do Maranhão Flávio Dino e a primeira dama Daniele Lima; Conceição e Abraão Valinhas Jr. (Cônsul Honorário de Portugal no MA) e Júlio Moreira Gomes Filho (Pres. do Conselho da Comunidade Luso -Brasileira do MA).

Governador Flávio Dino ressaltou a importância da gastronomia para fomentar a economia criativa e

destacou a importância do novo espaço para fortalecer lações entre maranhenses e portugueses

São Luís ganhou um novo espaço dedicado ao fomento de atividades culturais e educativas, voltadas para eventos da comunidade luso- brasileira. Trata-se da Casa de Portugal, que foi inaugurada na última quinta – feira (06.12) no segundo andar da Fundação da Memória Republicana (Convento das Mercês) situado a à Ria da Palma, no Centro.

O espaço que é administrado pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão, através do Presidente Júlio Moreira Gomes Filho, foi aberto oficialmente com coquetel para convidados. A solenidade contou com a presença do Governador do Maranhão Flávio Dino e da primeira – dama Daniele Lima; além das autoridades da comunidade portuguesa do Pará, Luiz Otavio Rei Monteiro, Pres. do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira; Alírio José Duarte Gonçalves / Pres. do Grêmio Literário Português de Belém (PA); e da bibliotecária Ethel Valentina Soares;  e do Cônsul Honorário de Portugal no MA, Abraão Freitas Valinhas Jr.

E o primeiro evento desse espaço foi o lançamento de um livro raro editado em 1876  – a reedição da renomada obra de culinária portuguesa intitulado “Arte da Cosinha”, em formato de fac-símile; de autoria do cozinheiro que servia a Família Real Portuguesa João da Matta.

A obra considerada icônica, traz as receitas de jantares completos que originalmente foram concebidos para as Famílias Real Portuguesa e Imperial Brasileira; com receitas fáceis e detalhadas, que revelam as preferências gastronômicas e da cultura da época. Detalhe: Foram poucos livros reeditados dessa obra, que não terá mais impressão, e cuja renda da venda é toda revertida para a manutenção da Biblioteca Fran Paxeco, localizada em Belém (PA) e que reúne um amplo acervo de livros raros.

Para o Governador Flávio Dino, a Casa de Portugal se insere numa visão de fraternidade entre os povos,  que é uma política permanente de seu Governo. E há ainda uma visão econômica e cultural a ser estimulada com esse intercâmbio entre Maranhão e Portugal. O Presidente do Conselho da Comunidade Luso – Brasileira do Maranhão, Júlio Moreira Gomes Filho agradeceu a atenção e a deferência do Governador Flavio Dino,  que tem sido um grande incentivador das ações culturais referentes às comunidades luso – brasileiras em nosso Estado.

Os interessados, em especial Chefs, gastrônomos e amantes da boa mesa, podem encontrar “Arte de Cosinha” na livraria AMEI / São Luís Shopping, mas somente enquanto durar o pequeno estoque da obra, que aliás, é um belo presente de natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Arquivos