Era uma vez, uma praça antiga e mal cuidada. Ali, um trailer abriga, há muito tempo, uma lanchonete que a vizinhança conhece bem pelo apelido do dono: Lanche do Baixada.
A comida é boa e bem preparada, mas sem um ambiente atraente, e com o surgimento de tantas opções inovadoras e modernas pela cidade, o Baixada foi perdendo cada vez mais frequentadores, com o passar do tempo.
Motivados pelo desafio de transformar o lugar, estudantes do ensino médio da Escola Crescimento pesquisaram conceitos empresariais e aplicaram a teoria na prática para modernizar o Lanche do Baixada.
Nas últimas semanas, em mutirão, os jovens limparam a área, criaram um novo layout e decoraram o ambiente com arte urbana. Além disso, os jovens também criaram uma nova marca para a antiga lanchonete.
Depois de todo esse trabalho, nesta terça-feira (3), às 19h30, a equipe vai realizar a reinauguração do Lanche do Baixada.
A expectativa dos alunos é que, a partir da transformação do local, a própria comunidade passe a frequentar mais o espaço público da pracinha. Como consequência disso, até mesmo a segurança pública é beneficiada.
*Expocine*
A ação faz parte do projeto Expocine, festival de cinema com produções de curtas-metragem realizadas, da pesquisa à execução, pelos próprios estudantes. Este ano, o tema do Expocine é “Líderes Globais”, motivo pelo qual a equipe do Lanche do Baixada escolheu trabalhar o empreendedorismo juvenil.
O festival Expocine, com a exibição de todas as produções e debates sobre os assuntos trabalhados, será realizado em outubro.
*SERVIÇO*
O QUE: Reinauguração do Lanche do Baixada
QUANDO: Terça-feira (3), 19h30
ONDE: Av. Grande Oriente, Pracinha do Renascença 1, em frente à Clínica São Marcos