VEREADOR PAVÃO FILHO, HOMENAGEIA ENFERMEIROS DE SÃO LUÍS

O VEREADOR PAVÃO FILHO, SOLICITOU E A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO LUÍS APROVOU ATRAVÉS DO REQUERIMENTO DE Nº 306/18 SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE EXISTÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM NO MARANHÃO.

O EVENTO SERÁ REALIZADO NO DIA 21 DE SETEMBRO, SEXTA-FEIRA AS 10:00H, NO AUDITÓRIO FERNANDO FALCAO NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO MARANHÃO. Serão homenageados enfermeiros que tem se dedicado e prestado relevantes serviços em prol da população de São Luís, além de professores e coordenadores  dos cursos de enfermagem de universidades públicas e privadas.  As comemorações alusivas aos 70 anos de existência do curso de enfermagem no Maranhão tem o lema: Formando para cuidar com arte e ciência.

O vereador Pavão Filho, ressalta a importância do profissional de Enfermagem dentro do contexto da saúde, onde  o cuidar do ser humano exige, necessariamente amor ao próximo, competências para servir e dedicação.

HISTÓRIA

O Curso de Enfermagem, foi fundado pela Universidade Federal do Maranhão, no dia 19 de julho de 1948, sendo a universidade pioneira a integrada o curso e a ofertar vagas de nível superior, por iniciativa da Madre Josefa Maria de Aquiraz, e apoio do Governo do Estado, visando atender a falta de enfermeiras qualificadas para assistência a saúde hospitalar e ambulatorial. Contribuíram a Irmã Metilde Maria de Pentecoste, primeira diretora, os médicos, Dr. Francisco Tavares Teixeira Leite e Dr. Raimundo Matos Serrão, Irmãs Cândida Maria e Bernadete Maria e inquietação da Leonarda Maria de São Bento, maranhenses junto a coordenação geral  da Congregação Capuchinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *