Brasília se rende à culinária maranhense durante a Semana da Gastronomia Regional

Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, e artista plástica – Ana Tilde Silva. Foto: Andressa Anholete/Exemplus

Os sabores da gastronomia maranhense tem encantado os paladares de quem mora em Brasília (DF), em especial, quem visitou o Restaurante-Escola do Senac localizado na Câmara dos Deputados nos últimos dois dias. Isso porque teve início na terça-feira, 18, mais uma Semana da Gastronomia Regional do Maranhão, evento que acontece desde 2016 e tem como objetivo dar visibilidade à gastronomia, turismo, artesanato e cultura maranhense. Além da divulgação, a semana possibilita ainda a troca de conhecimentos, temperos e experiências gastronômicas entre as equipes de cozinha dos restaurantes-escola do Senac em Brasília e do Maranhão.

Patinhas de caranguejo servidas durante a Semana da Gastronomia Regional do Maranhão Foto Andressa Anholete

Nos dias 18 e 19, o público apreciou um buffet com pratos que trazem as peculiaridades de ingredientes nativos da região. Ana Lígia Mendes, servidora da Câmara dos Deputados, participa pela primeira vez do evento maranhense e ficou encantada com os pratos oferecidos. “Achei tudo bem gostoso, e remete mesmo à região. É muito interessante trazer isso para Brasília, pois aqui tem pessoas de todos os lugares do Brasil, então a gente aprecia muito essa mistura de culturas”, elogiou. “O prato que mais gostei foi a peixada e as sobremesas, mas já conheço o arroz de cuxá e caranguejo também”, completou.

Pensando não somente nas sensações provocas no paladar, o evento estimula a visão das pessoas por meio de um ambiente decorado com itens regionais do Maranhão. Representando o Governo do Maranhão, a secretária adjunta de Representação Institucional, Fabiane Guimarães, prestigiou o evento, em um almoço com o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, e destacou a importância da parceria entre o governo e o Senac. “Para o Governo do Estado do Maranhão é uma honra essa parceria com o Senac, pois ajuda a divulgar a cultura do Maranhão, uma cultura rica, que tem muito a contribuir com o país, então essa parceria vai contribuir com a ampliação do turismo do Estado, para que as pessoas possam conhecer, por meio da cultura, nossos polos turísticos que são tão ricos”, destacou Fabiane.

O cozinheiro instrutor – Andrew de Jesus, o chef Junior Lisboa, e o cozinheiro instrutor – Samuel Gomes. Foto: Andressa Anholete/Exemplus

Um dos destaques desta edição, da Semana da Gastronomia Regional do Maranhão, é a exposição “Bumba-meu-boi do Maranhão”, da artista plástica Ana Tilde Silva, que participa do evento a convite do Sesc no Maranhão, parceiro do Senac e instituição que também integra o Sistema Fecomércio/MA. “É uma grande satisfação e honra trazer a exposição para Brasília, e representar a linda cultura do meu Maranhão, um Estado riquíssimo e diverso nessa área, que atualmente nem todos têm o prazer de conhecer. Muitíssimo obrigada Sesc e Senac por essa parceria e por sempre valorizarem o que de mais importante um povo pode possuir: história e cultura”, agradeceu.

Do bacuri, às entradas de patinhas de caranguejo no creme de abóbora com camarão, o evento continua nesta quinta-feira, 20, no Restaurante-Escola Senac Downtown, no prédio da Confederação Nacional do Comércio, a partir das 12h. No local, o público vai poder saborear pratos que estão no dia a dia do maranhense.

Por meio de um cardápio à la carte, as pessoas terão a oportunidade de se servir da caldeirada de camarão com arroz de caranguejo; filé de pescada ao molho escabeche e arroz de cuxá. Na sobremesa, creme de bacuri e rocambole de cupuaçu finalizarão a degustação.

Ainda nesta quinta-feira, o chef Junior Lisboa e os cozinheiros instrutores, Andrew de Jesus e Samuel Gomes, ministrarão uma aula-show direcionada para alunos e egressos da Instituição, empresas pedagógicas, professores e parceiros do mercado gastronômico de Brasília, com o intuito de criar um espaço para aprendizado e troca de experiências.

A Semana da Gastronomia Regional do Maranhão encerra nesta sexta-feira, 21, no Restaurante-Escola do Senac no Senado Federal. O evento conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Maranhão; Secretaria Municipal de Turismo e o Serviço Social do Comércio – Sesc/MA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *