Você sabe qual é o melhor tipo de azeite para suas receitas?

Você é do tipo de pessoa que passa muito tempo diante das prateleiras do supermercado tentando escolher o azeite de oliva ideal para levar para casa? Então, você não está sozinho nessa. A Jussara Saraiva mora com os pais e toda vez é ela quem vai às compras e fica na mesma indecisão. “Eu sei que tem um teor de acidez que diferencia um produto do outro em vários aspectos, mas, para falar a verdade, nunca sei o significado real disso”, afirmou a estudante. Então, vamos dar uma mãozinha para quem também ainda fica na dúvida.

Alguns especialistas garantem que não há o tipo certo (apesar de ter o mais saudável), mas sim produtos diferentes que vão atender demandas diferentes. Primeiro, vamos explicar que azeite é o “suco” de azeitonas. É um produto puro, que preserva os nutrientes e as características de aroma e sabor. Pode ser encontrado em diversos tipos, mas vamos falar dos três principais: extravirgem, virgem e comum. Para começar, a acidez não reflete diretamente no sabor. É apenas um parâmetro químico que indica a quantidade de ácidos graxos livres que indicam o grau de deterioração do azeite.

extravirgem é o mais saudável – e geralmente de maior custo. É resultado da primeira prensag

 

em a frio das azeitonas. Apresenta acidez inferior a 0,8%, mantendo ao máximo a pureza de gosto, aroma, antioxidantes e outros nutrientes. O virgem é obtido, em geral, na segunda prensagem, tem entre 0,8% e 1,5% de acidez. Também é de boa qualidade, mas, na comparação com o extravirgem, perde um pouco em aroma, pois tem parâmetros químicos e sensoriais diferentes.

simples é o mais barato e popular entre os brasileiros, sua acidez varia de 1,5% a 3%. É uma mistura do azeite refinado (que precisa ser purificado artificialmente para tirar o excesso de acidez) com doses de azeite virgem ou extravirgem. Essa adição serve para recuperar parte da cor, do sabor e do cheiro perdidos no processo de refino. Não tem muito valor nutritivo em relação aos demais tipos de azeite e é bastante usado para frituras, grelhados, assados e refogados.

Além dos tradicionais azeites encontrados nos Supermercados Mateus, o Spazio Mateus (Cohama, Calhau e Renascença) oferece uma linhadiferenciada e especial, com vários tipos e marcas. “Eu procuro caprichar na cozinha, e sei que todas as etapas são fundamentais, inclusive a escolha dos produtos mais básicos que vão ajudar a preparar um prato final. Por isso, prezo por um azeite diferenciado mesmo que ele custe um pouquinho a mais que o tradicional”, confessou a consumidora Beatriz Bezerra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *