Número de acidentes com quebra de postes continua preocupante

Do início do ano até o final de agosto, a Cemar já registrou 1.211 acidentes com quebra de postes.

Mesmo com a redução no volume de chuvas no Estado, o número de acidentes envolvendo veículos e postes aumentou no último mês. Segundo os dados da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), de janeiro até o dia 31 de agosto deste ano, foram registrados 1.211 acidentes com postes da rede de energia elétrica em todo o Estado. Destes, 204 foram registrados somente no mês de agosto e 56 na grande São Luís. Estes números são preocupantes, já que foram registrados 166 acidentes com quebra de poste no mês de agosto do ano passado. Neste ano houve um aumento de 23% em relação ao mês de agosto de 2017.

 

Os acidentes de trânsito com quebra de postes afetam, tanto os ocupantes dos veículos e seus familiares, como os moradores próximos ao acidente, já que o mesmo pode ocasionar interrupção no fornecimento de energia elétrica para a população local. Para as autoridades de trânsito, esse tipo de acidente normalmente acontece pelos seguintes fatores: excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez, sonolência do condutor ou falha mecânica. A Cemar, buscando ser uma empresa cada vez melhor, tem intensificado ações educativas em diversas instituições e comunidades sobre os acidentes em vias públicas com quebra de postes.

 

Nos pontos com os maiores registros de ocorrências, a Cemar instala defensas (elementos de concreto na frente dos postes – atualmente essas defensas são feitas com manilhas recheadas de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, dificultando a queda do poste sobre o carro, preservando assim a vida do motorista e dos passageiros.

O que fazer quando acontece um acidente com quebra de poste?

A Cemar aconselha as pessoas a não se aproximarem de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências dessa natureza, a Companhia orienta que a população entre em contato com os canais de atendimento (Central 116, Chat de atendimento no sitewww.cemar116.com.br, ou pelo aplicativo para smartphones Android e IOS), e informe o local com ponto de referência. A Cemar dispõe de equipes de plantão, que trabalham 24 horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *