William Santos é colunista do Jornal O Debate e apresentador do Programa Top da TV Band Maranhão.

Dicas preciosas da borra de café para cuidar da pele

Os componentes da borra de cafétêm tudo a ver com o uso desta para tratamentos cosméticos. É que a borra de café tem fitoquinonas, antioxidantes específicos, cafeína e também, claro, a sua granulação e consistência que servem como abrasivo físico (de peles e de madeira, móveis, e é por isso que se pode usar tanto para tirar manchas e riscos em móveis de madeira escura quanto para amenizar linhas de expressão e fazer a esfoliação semanal da sua pele.

As qualidades dermatológicas da borra do café promovem o rejuvenescimento da pele, regeneração celular, clareamento e estimulação sanguínea. No rosto e corpo, o uso da borra de café em máscaras ou cremes, ajuda a eliminar olheiras, reduzir manchas e eliminar impurezas. Veja em detalhes, abaixo, como fazer em cada caso:

Bons usos da borra do café para manter sua pele

 1. Para reduzir a celulite

Dá ótimo resultado uma massagem nas regiões congestionadas pela celulite com um óleo à base de borra de café e óleo de amêndoas doces. Basta misturar num pote e buscar a consistência que mais lhe agrada. Oóleo de amêndoas é muito benéfico para o restabelecimento da pele, ajudando na manutenção da água das células epiteliais. Mas, você também poderá usar azeite de oliva, ou outro óleo de sua preferência, ou até, misturar a borra de café em um creme hidrante de seu gosto.

O importante é que seja feita a massagem, em movimentos circulares, e depois a pele seja lavada, enxaguada, para ficar livre dos resíduos do café. Essa massagem, por conta da cafeína da borra de café, causará um aumento de calor na região então, use água morna e depois fria, para terminar seu tratamento. E repita a sessão semanalmente. Ah, não vai adiantar seguir tomando refrigerante, viu?

2. Máscara de borra de café para o rosto

Faça um creme misture 1 clara de ovo batida em neve2 colheres de sopa de borra de caféóleo de amêndoa até atingir a consistência desejada, de creme suave, e 1-2 gotinhas de óleo essencial de gerânio e use como máscara para a pele do rosto. Passe a máscara com movimentos circulares suaves. Tome bastante cuidado com a região dos olhos. Deixe repousar por 10 minutos e retire com bastante água fria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Publicidade
Arquivos